segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Sobre ser mãe

Sempre quis ser mãe, a vida toda!
Mas para falar a verdade, não tinha um pingo de noção do que significava a maternidade.
Ao me imaginar mãe, me via linda, passeando no shopping com um carrinho de bebê... se fui duas vezes na vida com bebê ao shopping, foi muito...
Não imaginava que era difícil, não imaginava que em cada fase, haviam segredos que ninguém conta.
Não sabia que amamentar era difícil, não sabia que ficar sem dormir tanto tempo me abalava emocionalmente. Não sabia que poderia gostar tanto de uma pessoinha assim. Não sabia que teria dúvidas sobre educação, saúde, cuidados, alimentação, não poucas dúvidas, mas muitas, muitas.
E então os filhos crescem, e mudam as dúvidas. As preocupações.
Porque aquela pessoinha que saiu da gente, pensa diferente de nós, e age completamente inusitadamente. E por muitas vezes, não sei oque dizer, o que pensar.
E eu não queria que crescessem, não queria que sofressem, que fossem traídos nem enganados. Porque prefiro que me maltratem, mas não aos meus filhos.
E como é triste vê-los sofrerem. Como é difícil vê-los terem suas primeiras decepções. Preciso estar ao lado deles, firme, secando suas lágrimas e sabendo por dentro, que crescer dói, muito.
Preciso deixar passarem pelas dificuldades, ouvirem os nãos da vida, porque infelizmente, a vida nos dá muitos nãos, e se eu os protegerem dos nãos, serão adultos infantis, que não sabem perder, não sabem se controlar nas adversidades. Que também são muitas!
E quero estar sempre por perto, ao lado.
Ouvindo, participando, compartilhando, chorando junto.
Porque afinal, eu também não sei ser mãe.
Estou aprendendo na prática.
Tentativa e erro.
E peço desculpas pelos erros, porque não são por mal, pelo contrário, são para tentar acertar.
E o mais difícil disso tudo, é que é uma viagem intensa, rápida, complicada, associada a muitos outros aspectos que estamos lidando pela primeira vez.
Pais envelhecendo. Doença na família. Dificuldades financeiras. Relacionamentos familiares conturbados.
Ser mulher moderna. Se nós soubéssemos mais cedo, como isso é uma mentira...
Não existe mulher moderna.
Existe mulher, apenas mulher, que tenta dar conta... De coisas demais.
E na verdade, o que realmente importa, é estar em paz por dentro.
E tudo dará certo...
Assim espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário