sábado, 15 de agosto de 2015

Cabelos brancos

Há um tempo atrás, achei um fio de cabelo branco na testa.
Rapidamente, o arranquei. 
Passado algum tempo, ele voltou, acompanhado de alguns irmãos.
Arranquei-os todos.
Eles passaram a voltar mais rapidamente, e resolvi deixá-los viverem sua vida branca, grossa e rebelde em paz.
Tinha uma pequena mecha branca, bem na frente.
E deixei-a. Porém, nesta ocasião, trabalhava com uma auxiliar que falava o dia inteiro sobre meus cabelos brancos, todos os dias da minha vida. Não sou muito de ir pela cabeça dos outros, mas confesso que ela me venceu pelo cansaço, e acabei eu mesma, tentando pintar minha mecha.
Não fiz um bom trabalho, e acabei tendo que ir parar na cabeleireira, para fazer luzes e tentar minimizar o estrago... Mal imaginava que aí começariam danos maiores ainda...
Comecei com luzes suaves, mas o cabelo cresce, e a cada retoque, mais loira ia ficando... Ser loira realmente é um sucesso, chama a atenção onde vamos, mas, sempre existe um mas... o cabelo acaba ficando muito danificado, e não existia produto para loiras que eu não comprasse e tentasse resgatar o que um dia tinha sido meu belo cabelo.
Nesta época, até esqueci que tinha cabelos brancos, porque estava tão loira que eles nem apareciam, porém, estavam ressecados, duros e nunca ficavam bem longe de uma escova. Aquela era uma vida de escravidão.
No começo deste ano, resolvi dar um basta na minha fase loira.
Cortei o cabelo curto, e deixei-o natural.
Nas pontas, ainda tenho um resto do loiro, e na franja, um tanto de cabelos brancos.
E eles estão aqui, na minha frente, me mostrando que o tempo está passando, me mostrando que a idade vem chegando, e me levando a uma crise que muitas mulheres passam.... pintar? Voltar a ser loira? Deixá-los onde estão?
Por que não podemos ter cabelos brancos?
Por que temos que aparentar uma juventude eterna?
Por que ter cabelo branco significa desleixo para mulheres, e não charme, como muitos homens grisalhos são chamados?
Esta ditadura estética me incomoda. Estou mesmo envelhecendo, não que eu seja velha, mas existem mudanças ocorrendo com o passar dos anos, e estes cabelos brancos mostram exatamente isso.
Eles estão por aqui, por enquanto. Estamos numa convivência pacífica. Não que eu os ame, mas também não os odeio. Por enquanto, não irei mascará-los.
Quem se incomodar, olhe para meu sorriso, este continua largo e com dentes!
Bjs




Um comentário: