sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Felicidade ou tristeza?

Ontem estive na escola da minha filha.
Reunião com professores, porque ela se atrapalhou em algumas matérias.
E todos com quem conversei, a elogiaram, disseram que era ótima aluna, participativa, amiga de todos, e muito falante.
Legal, meu peito se inchou de orgulho, fiquei feliz, mas ao mesmo tempo, senti uma tristeza tão grande...
Porque se ela é realmente tudo isso, como se atrapalhou em tantas matérias? Será que está desperdiçando a oportunidade de estudo?
E logo seguiram a sequência de dúvidas pertencentes a qualquer mãe com um mínimo de amor aos filhos.
Aquelas dúvidas básicas, estarei educando direito? Sou boa mãe? Esta escola está puxando muito? Está puxando pouco? Ela conseguirá passar numa faculdade boa? blá blá blá
Como é sofrido ser mãe!!!!
Como é sofrido não saber exatamente as respostas para uma coisa tão importante, como criar filhos!
Para ser dentista, fiz um ano de cursinho, estudei muito para conseguir passar numa boa faculdade, fiz quatro anos de curso integral na Odonto, e inúmeros cursos extras. Não contente, fiz estágios em outras universidades, mais especialização de dezoito meses numa boa universidade, simplesmente para fazer canal!!!
Aí invento de ter filhos, e não há curso, não há um consenso pleno, e a vida vai passando e vamos aprendendo no dia a dia.
E é tão intenso, tão rico, tão inesperado.
E o pior de tudo, passa depressa demais. Não dá tempo nem de pesquisar dúvidas, muitas vezes, preciso tomar decisões de pronto, falar boas palavras, dar conselhos... 
E quem vai me aconselhar?
O Google???
Que o Papai do Céu nos abençoe e abençoe nossas crianças, para serem pessoas de bem!
Amém

3 comentários:

  1. Grazi leve a a uma psicopedagoga. Toda minha vida escolar passei por dificuldades. Talvez se minha mãe tivesse pensado em me levar, teria sido diferente. Mas naquela época nao tínhamos acesso a esse tipo de profissional. Eles podem diagnosticar alguma dificuldade que ela tenha pode ser inúmeras. Creio que vale a pena. As x pode nem ser nada, algo simples. Mas ao menos te auxilia em algo. Um beijo querida. Sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Grazi, to contigo! Eh a coisa mais desafiadora e desestabilizante que ja fiz na vida. Mas, assim como os desafios, as recompensas sao enormes e crescemos juntos com eles, ne? Tenho certeza que juntas voces acharao o caminho! Mais do que monitorar o desempenho na materia, temos que monitorar o grau de contentamento dos nossos pequenos, felicidade eh um alvo muito grande e ideal, contentamento se ve no dia a dia e leva a uma vida plena e feliz no futuro. Moral da estoria, se ela nao ta indo bem, mas nao esta sofrendo tanto (quanto voce) assim, de uma mao pra ela nas licoes e confie no seu taco.
    PS: quando chegar a minha vez, espero que vc me relembre desse conselho que te dei! hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma amiga que diz que "ser mãe vem com chicotinho de brinde" porque a gente está sempre se torturando no enfrentamento da maternidade. Seja pelo que a gente faz, seja pelo que a gente não faz, seja pelo medo de fazer, nunca estamos tranquilas. Eu tive muitas dificuldades para conseguir amamentar e guardo comigo algo que ouvi de uma profissional do Projeto Casulo: "vamos trabalhar dentro das possibilidades". E fazer o que é possível tem que nos trazer paz!

    ResponderExcluir