sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Perdão

Sempre ouvimos sobre o perdão.
Somos induzidos a acreditar que perdoar é necessário e fundamental para uma vida de bem.
Mas afinal, o que é o perdão?
Segundo o google, perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo.
Na vida real, considero o perdão o esquecimento de algum fato, sem haver comprometimento emocional.
É quando nos recordamos de algo que nos incomodava, e já não incomoda mais. 
Não acho tarefa fácil perdoar.
Preciso de um tempo.
Preciso mudar meu jeito de pensar, preciso aceitar que as pessoas são do jeito delas, não do jeito que gostaria que elas fossem. Quando consigo entender racionalmente este fato, o processo do perdão, começa a acontecer.
E perdoar, exige vontade, determinação e treino. 
E exige que mudemos nosso jeito coitadinho de ser. Ter em mente que não sou o centro do universo, e que muitas vezes, as pessoas que me "magoam", nem tem conhecimento de minha mágoa. Eu me sinto magoada, porque esperava que agissem de outra maneira.
Tento ter em mente, cada um tem seu jeito, e não existe jeito certo ou errado.
O que é certo para mim, pode não ser para você!
Melhor é deixar para trás, o que nos incomodou, o que nos magoou, e seguir adiante, procurando ver a vida com novos olhos.
Um recomeço.
Uma nova chance.
De ser feliz.
Ser leve.
Deixar para trás o que não nos trás leveza ou alegria.
E seguir em frente.

Um comentário:

  1. O mais legal que já li sobre o perdão é que quase sempre pensamos no perdão direcionado à outra pessoa, quando a função principal deveria ser direcionada a nós mesmos, para não deixar que um pensamento ou sentimento continue nos machucando tanto. Pouco importa a outra pessoa, o que importa é a nossa capacidade de não permitir que o outro tire nossa paz. ;-)

    ResponderExcluir